Painel do Cliente
Cadastre seus Animais
Voltar

Notícias

19/10/2018
Qual cavalo tem úlceras no estômago?

É sabido que para se ter um pelo brilhante o trabalho é árduo. Higiene regular, boa nutrição e muito mais estão entre as coisas que se tem para fazer. Mas se o pelo do cavalo começar a parecer pobre, será que a primeira coisa que se pensa é que úlceras estomacais seriam uma possível causa?

Infelizmente, sinais de úlcera em cavalos nem sempre são tão preditivos. Ao olhar para dois animais, sem que ninguém diga nada, fica impossível, a olho nu, saber qual deles tem úlceras estomacais.

“Você nunca sabe o que um casco brilhante poderia estar escondendo”, diz o dr. Hoyt Cheramie, médico veterinário parceiro da empresa Boehringer Ingelheim, nos Estados Unidos. “Enquanto sinais comuns, como pelos pobres, diminuição do apetite ou condição corporal ruim, podem ser sintomas de mudanças de desempenho, também podem apontar para úlceras do estômago do cavalo”.

Cheramie explica que os sinais clínicos da Síndrome da Úlcera Gástrica Equina (EGUS – Equine Gastric Ulcer Syndrome) não são patogenômicos. O que significa que não estão muito associados à doença. Alguns sinais de EGUS, tais como problemas comportamentais ou mau desempenho, podem ser tão comuns que muitas vezes são apenas ignorados ou chegam a outras conclusões.

Fatores de Risco

O EGUS, causado pelo aumento dos níveis de ácido no estômago, não se limita a cavalos atletas. O cavalo não destinado à competições ainda corre risco de desenvolver úlceras no estômago. 11% dos cavalos que raramente competem e ficam sempre em casa têm úlceras. Potros e matrizes também correm risco. A presença de úlceras em potros foi relatada como variando entre 25% e 51%. Um estudo mostrou que mais de 70% das reprodutoras tinham úlceras.

“Quando você pensa em fatores de risco para o EGUS, considere como você alimenta e gerencia seu cavalo”, diz Cheramie. “O cavalo deve pastar quase continuamente. Os programas comuns de alimentação, que incluem concentrados de grãos e refeições com forragens secas, frequentemente resultam no estômago vazio do cavalo e/ou na produção de excesso de ácido. Adicione estresse, e é provável que seu cavalo desenvolva úlceras”.

Além disso, Cheramie insta os donos de cavalos a olhar além dos fatores de risco óbvios. Estudos mostraram que tocar um rádio ou até mesmo aumentar o número de tratadores de um cavalo pode contribuir para as úlceras.

Diagnóstico e Tratamento

Sinais de úlceras estomacais equinas podem ser sutis e os riscos podem ser grandes. Mas você não poderá vê-los a olho nu. Para o diagnóstico, seu veterinário deve recomendar a gastroscopia. Única maneira de diagnosticar definitivamente as úlceras estomacais e determinar a gravidade e a localização.

A gastroscopia é um procedimento facilmente realizado e bem tolerado, no qual seu veterinário passará um longo tubo com uma câmera no final, através do nariz, do esôfago e até o estômago. Se as úlceras forem encontradas durante o procedimento, o seu veterinário pode recomendar, então, o tratamento.

É possível também prevenir as úlceras com um acompanhamento médico veterinário. Existem medicações para esse fim. Cheramie também sugere o fornecimento de acesso contínuo a volumoso, através de cochos ou pasto. Ou restrição de feno e alimentação de grãos, divididos em várias pequenas refeições diárias.

“Trabalhe com seu veterinário para fazer mudanças na gestão da alimentação do seu cavalo. Um grama de prevenção vale mais que um quilo de cura”. Sinais de úlcera podem ir além de um simples sinal. Certifique-se de prestar atenção à saúde do seu cavalo e considere até os fatores de risco menos óbvios. Converse com seu veterinário sobre diagnosticar, tratar e prevenir úlceras estomacais equinas.

Fonte: AQHA

Parceiros

Veja Também

Copyright© 2004/2024 - Mercado de Cavalos Todos os Direitos Reservados
Agência WebSide