Painel do Cliente
Cadastre seus Animais
Voltar

Dicas

17/04/2018
Cuidados com os dentes dos cavalos
A função principal da odontologia é a preservação do dente, porém em muitos casos a exodontia (remoção cirúrgica de um elemento dentário) se faz necessária. Cuidar dos dentes dos cavalos é de extrema importância para a saúde do animal. 

Cuidados regulares como grosar os dentes, são procedimentos especialmente necessários devido a várias razões, dentre elas: o homem alterou a dieta e padrões alimentares dos cavalos com a domesticação e confinamento dos animais; a crescente exigência de melhor desempenho dos cavalos e a iniciação precoce destes no treinamento; e os reprodutores, que são escolhidos sem se levar em consideração a estrutura dental. O que torna imprescindível a manutenção regular e a realização de exames periódicos.

Em alguns casos como: a retenção de dentes decíduos (de leite), doença periodontal severa, alta mobilidade do dente, dentes supranumerários, doença endodôntica, fraturas orais, danificação da coroa ou polpa do dente, má oclusão, trauma de oclusão, neoplasia, desconforto na oclusão para morder, impactação dental e perda da função, onde não é possível preservar os dentes a exodontia é utilizada.

Nos equinos a extração de dente mais comum é a do primeiro pré-molar (dente de lobo), porque este, na maioria das vezes, não está fixado à maxila ou à mandíbula e se mexe no momento em que o freio/bridão ou mesmo o alimento encosta nele, provocando uma movimentação do dente e consequente dor.

Popularmente se utiliza o termo dente de lobo para designar o primeiro pré-molar, que é um dente que nasce de vários tamanhos e formas. Cerca de 80% dos cavalos possuem dentes de lobo. O primeiro pré–molar se tornou muito pequeno, perdeu sua função e está em extinção.

Isso ocorre devido à dieta que reduziu a oclusão, e tornou a mastigação restrita em algumas partes da arcada dentária. Este dente aparece entre os seis e os 10 meses de idade e pode causar dificuldade na mastigação e irritação que torna o cavalo estressado e causa queda na atividade esportiva.

Em relação da necessidade da extração ou não do dente de lobo, já causou muita polêmica. Em jovens equinos atletas devido ao potencial dos problemas causados pelos dentes de lobo é costume extraí-los.

Para se realizar a extração do dente de lobo, o cavalo deve estar sedado corretamente antes da remoção do dente. A contenção física normalmente é mínima. O procedimento é iniciado com a aplicação do extrator entre a coroa e a gengiva.
Caso fiquem fragmentos do dente na gengiva, estes são tracionados com uma pinça.Os fragmentos podem se tornar causas de irritações ou inflamações, portanto devem ser completamente removidos.

O conceito de profilaxia é a habilidade de usar uma prática que faz a prevenção de doenças subsequentes mais sérias, em todos os aspectos da medicina e cirurgia equina.
O domínio da técnica e a capacitação do odontologista vão possibilitar a viabilidade, a segurança e o sucesso da extração. 

A exodontia do primeiro pré–molar é indicada em todos os casos para melhorar a qualidade de vida e saúde do animal, principalmente do cavalo atleta; alívio da dor e o fim do estresse durante o trabalho e a alimentação ocorrem em todos os casos. 

A cicatrização e recuperação da extração no animal são rápidas – aproximadamente 72 horas, e a melhora no estado geral se percebe a partir de aproximadamente 60 dias, pois neste período é que o cavalo estará se adaptando a sua nova condição e, consequentemente, se alimentará melhor, não sentirá dor nem terá o estresse que esta provocava.

A odontologia equina de forma geral, e especificamente a exodontia do primeiro pré-molar, promove evidentes melhoras nos aspectos psicológico, físico e atlético dos animais, criando condições para que o cavalo desenvolva todo o seu potencial.

FONTE: Mundo Equestre

Parceiros

Veja Também

Copyright© 2004/2024 - Mercado de Cavalos Todos os Direitos Reservados
Agência WebSide