Painel do Cliente
Cadastre seus Animais
Voltar

Dicas

12/09/2018
Nutrição de cavalos – as vantagens da polpa de beterraba
Usar polpa de beterraba como alimento é uma ótima ideia para donos de cavalos que precisam dar calorias extras a seus grandes guardiões ou a cavalos que precisem de muita energia adicional, como cavalos de resistência. A polpa de beterraba fornece uma superfonte de calorias sem os efeitos colaterais de grandes quantidades de amido. Saber dela quanto dar ao cavalo é a chave para maximizar o potencial deste suplemento.

O que a polpa faz
A polpa de beterraba fornece formas de açúcar e ácidos graxos altamente digestíveis, facilmente mastigáveis e muito saborosas para o cavalo, quando adicionada à sua dieta. Diferentemente de concentrados comparáveis, como o milho, a polpa de beterraba não afeta o índice glicêmico e causa efeitos colaterais desagradáveis, como hiperatividade ou cólica e problemas no casco (laminitis). A polpa tornou-se o suplemento alimentar favorito para pessoas que têm cavalos de resistência ou cavalos que estão envelhecendo e tendo problemas em manter um peso saudável. Os cavalos a consumem prontamente e digerem-na lentamente, como outros alimentos, que fornecem um benefício a longo prazo, diferentemente de concentrados de grãos - que são processados pelo corpo muito rapidamente.

Quanto dar ao cavalo
A substituição de até 50% da ração diária do cavalo por polpa de beterraba não apresenta efeitos colaterais. Na maioria dos casos, 2,27 kg de feno devem servir de alimento para cada 45 kg de massa corpórea do cavalo. Logo, um cavalo com peso típico de 453 kg deve consumir aproximadamente 9 kg de feno por dia. Substituir 50% do feno por polpa de beterraba significa dar 4,53 kg (já molhados) de polpa por dia para o cavalo. A chave para esse processo é evitar fazer a substituição toda de uma vez. Como em qualquer mudança na dieta do cavalo, a polpa de beterraba deve ser adicionada gradualmente. Tire pelo menos uma semana para fazer essa transição, adicionando a polpa à dieta do cavalo.

Molhar ou não molhar
Molhar a polpa de beterraba em água antes de alimentar o cavalo é um procedimento comum, mas não absolutamente necessário. Em climas quentes, a polpa azeda rapidamente e isso pode acontecer antes que o cavalo coma tudo. Em climas frios, ela pode congelar, fazendo com que perca seu sabor. Substituir 45% da alimentação pela polpa de beterraba seca não tem demonstrado efeitos colaterais. A polpa de beterraba granulada apresenta maior probabilidade do cavalo engasgar, então, molhar esse tipo de polpa é provavelmente uma escolha inteligente. Mas, lembre-se que alimentar seu cavalo com a polpa seca, contanto que você o faça gradativamente, não apresentará efeitos desagradáveis de qualquer gênero.

Fonte: eHow

Parceiros

Veja Também

Copyright© 2004/2024 - Mercado de Cavalos Todos os Direitos Reservados
Agência WebSide